quarta-feira, 14 de abril de 2010

São Carlos


Não sou um conhecedor de Ópera; tampouco apreciador. Levei a namorada ver aquela ópera que estava haaaam, ali no coliseu (não me lembro porque AINDA estou a ouvir a you've changed da Sia - e não tentem ver o clip porque a mulher é horrível e ninguém quer que fiquem com uma bela canção estragada porque a gaja é feia), porque tinha bilhetes oferecidos. Ópera? Bora! Sempre fico mais culto e ainda vejo umas mamas. E fico mais culto. além de, bónus: as gajas gostam destas coisas, mesmo que não gostem de ópera. Gostam que um gajo as leve à Ópera.

Ok, era a Carmina Burana. Lembrei-me.

Anyways, eu não conheço ópera, eu não percebo nada de ópera, até queria perceber, e compro o Expresso. O semanário. O que é que isto tem a ver com eu ler jornais e não perceber nada de ópera? Tem tudo porra. Porque eu lia o Expresso como quem lê o Expresso: Começava na primeira página, ria-me um bocadinho, cartoon do antónio folheava, deixa ver o título da crónica do Miguel Sousa Tavares, folheava o jornal, via as gordas do caderno de economia, passava para a Única, WHATEVER! Lia aquela merda como um gajo normal.

Mas agora quando o Expresso chega a casa a primeira coisa que faço é rasgar o saco de plástico; sôfrego, tento folhear a Actual com as mãos a tremerem-me. E finalmente, chego à parte da Ópera, com o gajo que percebe muito de Ópera a malhar no São Carlos.

Volto a confessar que não percebo um cú de Ópera, mas meus prezados leitores, se sabe bem um bota-abaixo a um estilo de arte tão distinto como malta a cantar. O gajo destrói aquela instituição de uma maneira que até mete dó. Ai a nova ópera don giovanni? mamas e fodas e dildos por toda a parte e É UMA MERDA BOLA PRETA TOMA! Ai a Salomé? Podia ser boa SE A MALTA SOUBESSE CANTAR, BAM! BAM BAM BAM! Enrabados, ali. Dá-me muito, muito gozo. Cada produção do São Carlos é, invariavelmente, analisada, escrutinada, e leva bola preta ou uma estrela. Fui informar-me sobre isto: tenho um "amigo" que trabalha no São Carlos e vê as óperas à borla. Parece que é tudo verdade: é tudo uma grande merda.

Parece, portanto, agora, que alguém andou a ler as mesmas críticas que eu, e finalmente abriu os olhos: a Ministra da Cultura. Isto para mim é muito preocupante. Porque pode significar que as produções do São Carlos deixem de ser uma merda. E que, com isso, eu perca as minhas crónicas a destruírem a instituição de forma tão bela e crua e magistral.

E lá vou eu ter que começar pela crónica do Sousa Tavares (que é pior jornalista que o pai e pior escritor que a mãe - boa maneira de venceres na vida, meu!) outra vez.

1 comentário:

S. disse...

"Ok, era a Carmina Burana. Lembrei-me"- disse ele de forma apressada, em tom sarcástico e como se aquilo sempre lhe tivesse estado na ponta da língua, de tanto que gostou, e do quanto a experiência o marcou. Não apenas pelas mamas e danças e mais mamas que aquilo tinha, mas porque a música era bonita, e porque levar a namorada à ópera dá para marcar pontos. e pontos é sempre uma cena fixe. merece aturar 3horas de uma história que ninguém percebeu, mas que mesmo assim bate aos pontos as óperas do S. Carlos.

- Ta bem, e quando é que falas de lost, afinal?"- respondi eu ansiosa, porque ja saiu o novo episódio.